Goud apresenta o Campeão na 3ª Edição da Prova de Eficiência Alimentar de Touros Senepol

A Goud Senepol prova mais uma vez que está no caminho certo em seu trabalho de melhoramento da raça Senepol. Nesse último sábado, dia 06 de maio de 2017, foi anunciado o resultado final da 3ª Edição da Prova de Eficiência Alimentar de Touros Senepol para CAR (Consumo Alimentar Residual), na qual a Goud teve o privilégio de conquistar o Primeiro lugar da Prova.

Campeões da Terceira Edição da Prova de Eficiência Alimentar de Touros Senepol

O touro Goud 749 (batizado como Chef da Goud) nascido em 27/11/2015 filho de REDEEMER (WC 403E) e CHEPI DA GOUD (MAUÉ), apresentou um CAR = -2,905, ocupando o lugar mais alto do ranking, ou seja, tornando-se o Grande Campeão nessa terceira edição.

De acordo com o conceito o CAR – Consumo alimentar residual é calculado como a diferença entre o consumo real e a quantidade de alimento que um animal deveria comer baseado no seu peso vivo médio durante a prova e na sua velocidade de ganho de peso. Assim sendo, animais mais eficientes têm um CAR negativo (consumo observado menor do que o predito para o ganho observado) e os menos eficientes têm um CAR positivo (consumo observado maior do que o predito). Baseado nesse conceito é possível notar o quão excelente foi o resultado do GOUD 749 (CAR = -2,905).

Alguns dos Touros participantes.

A apresentação dos resultados da prova aconteceu no Dia de Campo realizado na Fazenda Experimental da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e contou com a presença de mais de 300 convidados, dentre eles criadores da raça Senepol, estudantes, professores, pesquisadores e o Reitor da UFU. Os convidados tiveram a oportunidade de apreciar os touros concorrentes, assim como ouvir dos avaliadores os resultados colhidos e analisados no período da prova e a classificação dos animais.

Apresentação dos Resultados da Prova.

Visita aos animais participantes

A prova, criada através da parceria entre ABCB Senepol e UFU, tem como finalidade:

1) Dar oportunidade aos criadores da raça a terem um espaço democrático e exclusivamente técnico para realizarem avaliações em grupo contemporâneo de apenas 60 dias no modelo Extra-rebanho.

2) Pinçar os touros da temporada (Safra) melhores conversores de proteína vegetal em proteína de alto valor agregado, em suma, verdadeiras máquinas de transformação. Ferramenta genética para pecuária de ciclo curto eficiente.

3) Proporcionar visibilidade para a raça Senepol no meio científico e acadêmico.

4) Formar multiplicadores de divulgação da raça Senepol que não estejam inseridos na comunidade Senepol, mas sim inseridos na cadeia pecuária.

Dia de Campo – Fazenda Experimental UFU – Uberlândia/MG

Diante dos objetivos apresentados, os requisitos cumpridos e o resultado obtido, a Goud leva consigo mais esse importante título, com objetivo de multiplicar essa genética de qualidade e continuar esse trabalho sério almejando resultados cada dia mais assertivos.

 

RESULTADO

Nome Nascimento Pai Mãe/AVÔ Criador CAR
GOUD 749 27/11/2015 REDEEMER – WC 403E CHEPI DA GOUD/MAUÉ GOUD SENEPOL -2,905
ST 030 08/11/2015 SL GRAND DUO SAFENA 03/URUCUM SENEPOL SANTA LUZIA -1,575
BARRA 50 02/10/2015 SCR 3051N GENE SELVA 974/HBC 7115 48K SENEPOL DA BARRA -1,254

 

 

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.