Congresso aborda crescimento da raça Senepol no país

A qualidade da carne, a maturidade precoce, longevidade das fêmeas e adaptação ao clima tropical são características que têm levado ao aumento de bovinos da raça senepol no Brasil. O crescimento desta raça no país e o cenário do agronegócio são alguns dos temas abordados no 1º Congresso Internacional da raça senepol, a ser realizado entre os dias 1º e 5 de setembro, durante a 51ª edição da Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2014.

2014_Congresso aborda crescimento_00
Segundo o presidente da ABCBS, Gilmar Goudard, 30 mil animais Senepol puros de origem estão registrados na entidade

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCBS), Gilmar Goudard, 30 mil animais senepol puros de origem (PO) estão registrados na entidade. “Nos últimos anos, o senepol tem registrado um crescimento de 52% ao ano a partir do número de criadores e do registro de animais“, disse.

Goudard afirmou que, em 17 estados, mais o Distrito Federal (DF), já ocorre a criação da raça, que conta com 225 criadores. Ele disse que Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás são os estados à frente na criação da raça no país. “Em Minas Gerais, 80% dos criadores de senepol estão no Triângulo Mineiro”, afirmou.

Dentre os benefícios apresentados pelo presidente da ABCBS para a criação do senepol estão o fato de o animal ser um taurino com rápido crescimento, tolerância ao calor e ter precocidade sexual. “O índice de prenhez é de 85% e um taurino cobre, em média, 40 a 50 fêmeas, número que equivale ao dobro do zebuíno (nelore).” Goudard disse também que o custo de manejo do senepol é semelhante ao do nelore e que, apesar dos touros chegarem a custar o dobro do nelore, o investimento compensa devido aos benefícios oferecidos pelo animal.

A raça bovina Senepol surgiu do cruzamento entre as raças N’Dama (do Senegal) e Red Poll (Grã-Bretanha).

Camaru

A feira acontece entre os dias 29 de agosto e 7 de setembro com shows, exposição e julgamento de animais, leilões, rodeio profissional, provas equestres, torneio leiteiro, fazenda escola, cursos e palestras.

Rebanho nelore  está consolidado

Apesar do avanço de taurinos da raça senepol, a criação de zebuínos nelore segue consolidada no Brasil, com 137 milhões de cabeças desta raça de gado no país, segundo o presidente da Associação de Criadores de Nelore do Triângulo Mineiro, Dagmar José dos Santos.

Ele disse que o rebanho brasileiro conta com 209 milhões de animais, dos quais 80% são formados por zebuínos. “O desafio agora é melhorar a qualidade da carne”, afirmou.

Em busca desta melhoria, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) fez um experimento, no qual 79 animais de diferentes criadores ficaram 110 dias sendo alimentados no cocho e 210 alimentados no pasto. O objetivo foi identificar os melhores para que eles sejam leiloados na 51ª edição da Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru, para os produtores aprimorarem o rebanho.

Segundo Santos, se avaliou, diariamente, o consumo de alimento, o ganho de peso e o acabamento da carcaça. “Foi feito um teste de eficiência alimentar e chegou-se a um ganho médio de 1,9 kg por dia com os animais alimentados no cocho.” Santos disse que o nelore, por ser zebuíno, é imbatível no pasto e tem se adaptado bem ao confinamento.

Convenção terá presença internacional

O 1º Congresso Internacional da raça senepol acontecerá no período de 1º a 5 de setembro na 51ª edição da Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2014. Com o Congresso, será realizada a 37ª Convenção Anual da Senepol Cattle Breeders Association, segundo o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCBS), Gilmar Goudard. O evento deverá contar com a presença de criadores de senepol do país, bem como da Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, México, Costa Rica, Estados Unidos, África do Sul e Austrália, dentre outros.

Alguns dos destaques da programação serão as palestras com o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o economista Alexandre Mendonça de Barros, que acontecerão pela manhã no Castelli Hall. Goudard disse também que, na abertura do evento, haverá um leilão solidário em prol do Hospital do Câncer de Uberlândia. Também vai ocorrer, no dia 2 de setembro, o lançamento de uma parceria entre a ABCBS e a JBS, que vai beneficiar os criadores com bônus de acordo com a qualidade dos animais fornecidos.

 

Fonte: Correio de Uberlândia