Senepol perto de ganhar associação internacional

 

Criadores e presidentes de entidades de 12 países se reuniram nos EUA para discutir o tema

2015_Ganhar associação internacional_00
Gilmar Goudard, presidente da ABCSenepol, e João Arantes Neto, diretor-executivo da SCBA

A criação da Associação Internacional da Raça Senepol caminha a passos largos depois do um encontro entre presidentes de associações e criadores, realizado em Houston, Texas/EUA, na quinta-feira, 5 de março. Participaram do evento mais de 30 pessoas representando 12 países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, Saint Croix e Venezuela.

O tema da reunião foi a criação de uma entidade global, com objetivo de promover e homologar a padronização da raça a nível mundial, assim como compartilhar sistemas de controle e intercâmbio de material genético.

A princípio, foi criado um comitê internacional que será responsável pela troca de informações entre todas as entidades mundiais, incluindo as que participaram da reunião e também as que não compareceram. Feito isso, será formulado um acordo de intenções e uma proposta de criação da associação internacional. O comitê tem quatro representantes, sendo Brasil, Venezuela, Estados Unidos e República Dominicana.

O documento será apresentado na sede da associação americana (Senepol Cattle Breeders Association/SCBA), que levará a proposta para votação em assembleia em julho deste ano. “Inicialmente, o objetivo é que a própria SCBA se torne essa entidade internacional. Caso os estatutos não permitam essa mudança, a solução será criar uma Confederação Internacional da raça”, destaca João Arantes Neto, diretor executivo da SCBA e titular da Senepol Nova Vida.

De acordo com Arantes, o grande desafio para a criação da entidade será enquadrar os estatutos para que a aliança seja viável para cada associação. “Depois desse trabalho inicial, cada país terá que aprovar as propostas em suas assembleias, deixando claros quais serão os benefícios para os seus membros, assim como custos e taxas adicionais que a serem cobradas”, explicou.

Por outro lado, um dos fatores que podem facilitar os processos é o fato da SCBA ser uma entidade aberta a criadores de diferentes nacionalidades. Atualmente, ela conta com 12 diretores sendo cinco americanos e dois brasileiros. Os demais membros da diretoria são da Colômbia, Panamá, República Dominicana, Costa Rica e Saint Croix.

 

Fonte: Portal DBO